domingo, 29 de março de 2009

Frases



Governador do Estado
LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA


“Murilo Flores, um dos técnicos mais abalisados deste país, que por cinco anos foi presidente da Embrapa, e com muita competência foi presidente da Epagri nos últimos anos, tem agora a missão de levar à Fatma a visão do desenvolvimento sustentável.”

“Quero dizer a vocês que representam o deputado Onofre, secretário do Desenvolvimento Sustentável, do grande orgulho que tenho de seu trabalho. Devemos muito ao deputado Onofre, que venceu barreiras aparentemente intransponíveis dentro do governo, para levar este intento até o final.”

“Antes de criticar o promotor ou o policial ambiental, temos que criticar o arcabouço da lei ambiental. Temos que dizer ao Congresso Nacional que é preciso mudar urgentemente o arcabouço legal que rege o meio ambiente, para deixar de ter uma postura paralisante, para termos uma postura desenvolvimentista.”

“Assim como nós e os animais, as espécies vegetais também têm seu ciclo de vida. E a melhor forma de proteger um parque florestal, uma área florestal, é ter uma atividade econômica não degradante. É fazer com que a proteção do meio ambiente tenha um efeito didático. Para isso, é preciso abrir o pulmão verde do estado para a visitação das pessoas, especialmente das crianças, para que elas cresçam com uma consciência ecológica. Não com uma consciência punitiva, paralisante, uma consciência que chegou até mesmo a criminalizar uma tentativa de termos um campo de golfe.”

“Quando vim para cá, embarquei no helicóptero na Casa D´Agronômica e sobrevoei a Ponta do Coral. Dá dor no coração. Ali não pôde ser construído um hotel de luxo internacional, mas ali prolifera uma favela. De vez em quando, sobrevôo a região do Santinho. Ali, o empresário proprietário de um resort foi preso simplesmente por querer construir um campo de golfe. Mas do lado prolifera, de forma irresponsável, uma favela, cujas casas são, hora sim, hora não, tomadas pelas dunas.”

“Volto a dizer. Não basta nós reclamarmos da opressão ambiental, do capitalismo ambiental, da ideologização ambiental. Tem pessoas que se opõem a uma obra como essa do salão de festas da Vargem do Braço por questão ideológica. Outras não querem que Governador Celso Ramos receba um mega investimento turístico espanhol que vai empregar 7 mil pessoas. Não querem porque veem num empreendedor como o Renato um tubarão, um capitalista. Eles querem revogar, de todo jeito, a liberdade de investir.”

“Essa gente triunfa porque a lei ambiental assim o permite.”

“Temos que ter uma lei atendendo a nossa realidade. Uma lei geral que estabeleça princípios gerais de política ambiental, mas que delegue aos estados, no âmbito de seus territórios, e aos municípios, no âmbito de seus territórios, a decisão sobre a política ambiental.”



Prefeito de Palhoça
RONÉRIO HEIDERSCHEIDT


“Estamos iniciando um novo tempo para a ecologia e o meio ambiente em Santa Catarina.”

“Quero que os representantes do deputado Onofre transmitam a ele o meu muito obrigado e também do município de Palhoça.”

“Quero cumprimentar a todos os deputados estaduais que votaram a favor do projeto, ao cumprimentar os dois deputados aqui presentes, Sérgio Grando e Marcos Vieira, mas também cumprimentar aqueles que votaram em branco ou que votaram contra o PL 347/08. Em pouco tempo, eles vão ter noção do que significará para a Região da Grande Florianópolis esse novo Mosaico.”

“Quero cumprimentar em especial o grande batalhador que, mesmo nas horas de tempestade, nas horas difíceis, estava presente. Parabéns, Renato Sehn.”

“Com esta lei, conseguimos agora fazer com que os recursos que vêm de fora do Brasil para manter o Parque sejam investidos exatamente na área que precisa de preservação, que é a que ficou agora. As que ficaram fora serão para promover o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Queremos criar lá um pólo tecnológico, queremos levar para lá a universidade, o desenvolvimento, um turismo de qualidade. Esta oportunidade só estamos tendo 34 anos depois do decreto de criação do Parque, graças a um governador com visão de mundo, moderno, empreendedor.”

“Os ambientalistas vão ver que nós estávamos certos. Que o caminho é este. Que tem prioridade em Palhoça, não o invasor, mas o investidor.”

“Graças ao governador Luiz Henrique, vamos agora, através de um planejamento, de um plano diretor em cada município, redesenhar um futuro promissor para a região.”



Deputado estadual (Relator do PL 347/08)
MARCOS VIEIRA


“Muita instabilidade foi gerada ao longo desses 34 anos de criação do Parque do Tabuleiro. Uma delas foi a desvalorização dos imóveis que estavam da área, outra foi a impossibilidade de as famílias que lá moravam há 30, 40, 60 anos, não poderem fazer a doação de áreas para seus filhos. É por isso que hoje temos milhares de terrenos irregulares.”

“Governador nenhum tomou a iniciativa, em todos esses anos, de vir à frente e resolver a questão, a não ser duas pessoas, que são o governador Luiz Henrique da Silveira e o vice-governador Leonel Pavan, acatando, justiça seja feita, a sugestão do secretário Onofre Agostini, que esteve na condução desse processo para que nós pudéssemos hoje estar aqui presenciando a sanção da lei.”

“O deputado Onofre encampou a idéia porque a sociedade, vocês, se organizaram e tiveram à frente o Renato Sehn, que fez 3 mil reuniões, promoveu mais de quatro anos de debates.”

“Hoje, a Assembleia Legislativa, que devolveu aprovado o PL 347/08 na forma de autógrafo ao governador, cumpriu com a sua missão constitucional. Se o governador propôs à Assembléia para devolver a cada um de vocês o legítimo direito à propriedade, o Legislativo, os 30 deputados que votaram favoravelmente, decidiram num dia histórico tirar da mão do Estado o papel da escritura e devolver às mãos de vocês com a assinatura do governador.”