domingo, 29 de março de 2009

Governador sanciona lei e Mosaico agora é uma realidade para as comunidades do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro após 34 anos de luta



Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (26/03), no auditório da Prefeitura Municipal de Palhoça, o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, sancionou o Projeto de Lei 347/08, aprovado no dia 17 pela Assembléia Legislativa.


Agora é lei. É uma realidade a tão sonhada recategorização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, com a implantação do Mosaico de Unidades de Conservação. Esta é uma vitória de todas as comunidades da área e de sua liderança máxima, Renato Sehn, que lutou durante quatro anos para que este momento se concretizasse.


Luiz Henrique elogiou a atuação de Renato Sehn e das lideranças comunitárias, que foram essenciais para a elaboração do projeto, apoiado pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável, Onofre Agostini.


Sehn lembrou que também foi a atitude de vanguarda do governador que pôde dar esse desfecho positivo à questão do Parque, que se arrastava há mais de 33 anos sem uma solução adequada.


O prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, que teve participação essencial em todo o processo, acompanhado de sua esposa, dona Dirce, também enalteceu a atitude do governador e a luta de Sehn.


Participaram da assinatura da lei os deputados Sérgio Grando (PPS) e Marcos Vieira (PSDB), relator do projeto de lei no Legislativo, o presidente da Fatma, Murilo Flores, prefeitos, vereadores e representantes das comunidades.


Ao assinar a lei, Luiz Henrique foi aplaudido em pé por uma platéia que é vitoriosa e passa agora a pensar num futuro promissor e sustentável. Como o próprio governador lembrou, e também o deputado Marcos Vieira, ninguém mais será agredido ou processado por trocar uma telha em sua casa, ou porque pintou uma porta. Esse tipo de violência não mais acontecerá e o progresso da região será uma realidade.