domingo, 29 de março de 2009

Renato Sehn agradece emocionado ao governador, deputados, prefeitos e comunidade


O líder do Movimento de Recategorização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, Renato Sehn, falou em nome de todos, agradecendo ao governador, aos deputados e a todos que foram imprescindíveis nesta luta que culminou vitoriosa:

Cumprimentando o excelentíssimo governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, cumprimento a todos os secretários aqui presentes. Cumprimentando o senhor prefeito municipal de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, quero cumprimentar a todos os prefeitos e vereadores. Cumprimentando nossa primeira-dama, dona Dirce Heiderscheidt, cumprimento não só as mulheres, como a todos aqui presentes. E cumprimentando meu amigo e parceiro desta luta, Sérgio Schütz, quero cumprimentar a todos os líderes que se dispuseram e dedicaram centenas de horas na busca de uma solução definitiva para o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.


Solução esta, senhores, que após quatro anos de exaustivos estudos e participações comunitárias norteou a proposição por parte do Executivo, do encaminhamento do Projeto de Lei nº 347/08 para nossa Casa legislativa, onde finalmente foi aprovado por 30 votos favoráveis e seis contrários. Foi com esta expressiva vantagem que finalmente, no dia 4 de março, aprovamos o projeto denominado de MOSAICO. Porém, cabe salientar que neste percurso, além das dificuldades inerentes à matéria, encontramos também pessoas e representantes públicos a quem devemos agradecimentos.


Obrigado senhores prefeitos de nossa região, como o ex-prefeito Luiz Carlos Silva e o atual prefeito de Garopaba, Luiz Carlos Luiz, o ex-prefeito de Paulo Lopes, Volnei Adolfo Zanela, e o atual prefeito, Evandro João dos Santos, o atual prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Desi Justem, e o nosso líder máximo nesta verdadeira luta, Ronério Heiderscheidt, que sabiamente soube guiar nossas ações na busca deste momento solene.


Quero também referendar os representantes das Câmaras de Vereadores dos municípios de Garopaba, Paulo Lopes, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, que sempre participaram e lutaram por esta vitória democrática e que transpôs as fronteiras partidárias.


Outros grandes parceiros devem ser lembrados neste glorioso momento, como o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Onofre Agostini, que usou de toda sua sabedoria e liderança na busca de um consenso, o nosso amigo e verdadeiro conselheiro, deputado Julio Garcia, também o secretário de Desenvolvimento Regional, Valter Galina, sempre disposto a ajudar, lembrar os deputados Marcos Vieira, relator da matéria, a quem agradecemos de coração o empenho e determinação, Edison Andrino e Renato Hinnig (que pessoalmente me ligaram pedindo que justificasse suas ausências no dia de hoje), a Joares Ponticelli, que veio a simbolizar que esta luta não tinha bandeiras partidárias, a deputada Ada De Luca que me fez homenagem em Plenário, a quem agradeço de coração em nome de todos, a deputada Odete de Jesus, deputados Cesar Souza Júnior, José Natal Pereira, Lício Mauro da Silveira, Manoel Mota, Moacir Sopelsa, Narcizo Parisotto, Nilson Gonçalves, Sérgio Grando, Reno Caramori, Romildo Titon, Serafim Venzon, Silvio Dreveck, Valmir Comin, Genésio Goulart, Darci de Mattos, Gelson Merísio, Herneus de Nadal, Ismael dos Santos, Jean Kuhlmann, Antônio Aguiar, Aderbal Deba Cabral, Dagomar Carneiro, Elizeu de Mattos e Giancarlo Tomelin.



Pode parecer a vocês, nobres representantes do povo, que apenas cumpriram suas obrigações, porém, ao ver este povo, agora saciado de seus anseios e demandas desta matéria que tanto os afligiu, vocês foram além. Abriram um novo caminho que haverá de servir para solucionar em outros recantos deste estado, e por que não dizer deste nosso grandioso país, que carece de mudanças nesta área, onde unidades de conservação são criadas sem levar em consideração o tripé que serviu de base para a elaboração de nossa proposta:
  • A sustentabilidade ambiental,
  • A sustentabilidade social e
  • O cuidado com a sustentabilidade financeira desta unidade.
Aproveito também para lembrar a todos vocês que vencemos a primeira fase desta luta. Devemos agora dar continuidade na sustentabilidade desta nossa proposta e lutar pela implementação do Mosaico. Para isto dependeremos de muita vontade política, tanto por parte do senhor governador, dos senhores deputados, senhores prefeitos, senhores vereadores, como de nós, cidadãos organizados. De nada valerão nossos esforços se não completarmos a tarefa de entregar às futuras gerações uma unidade digna e que seja referendada pela magnitude das soluções nela contidas.

E, para completar, senhores, quero agradecer aos nossos companheiros, que tanto lutaram na busca desta solução. Devo começar pela minha querida esposa, Elizabeth, que soube dividir sem nenhuma cobrança o tempo que dediquei a esta causa.


Nosso amigo ex-deputado Vanio dos Santos, que muito contribuiu para o sucesso que hoje alcançamos, o Florentino (Vidinha) Pereira, seu Dedé, que virou símbolo desta luta, o Jucélio, velho e dedicado guerreiro, o Diomar Amorim, o Jean, a Bete do Massiambu Pequeno, a Marlene Soares, Dirceu Jendiroba, a Gênesis, o Dorvalino, o seu Antônio e o Germano da Vargem do Braço, o vereador Vagner.


Josué de Souza Matos, Irene, Ivone, Itatir, seu Audi Antunes, a Pupi e o seu menino de Morretes 1, a Vera da Casa Branca, doutor Marcos, o Rato de Morretes 2, Messias Fuentes da Pinheira, Renato Finardis, Luiz Carlos da Praia do Sonho, Maurão da Guarda, ao José Truda Palazzo, ao amigo Alex, Ivan Taffarel e tantos outros que foram tão importantes e que hoje festejam este dia, como um marco histórico em suas vidas e na vida daqueles que acreditaram em vocês.

Orgulhem-se, amigos, pois pertence a cada um de vocês o símbolo desta vitória, e a mim a honra de tê-los como parceiros.


Muito obrigado pela confiança em mim depositada.


E ao senhor governador, Luiz Henrique da Silveira, que tantos obstáculos retirou, nas alternativas que buscamos ao longo deste caminho, alternativas estas que visavam um desfecho rápido para nossas vontades legítimas da solução de um problema tão antigo.


Hoje sabemos avaliar sua liderança, pois na via da solução legítima não havia atalhos, e nos guiando para um caminho mais penoso e difícil Luiz Henrique da Silveira nos ensinou que das grandes lutas só sairão vencedores os grandes guerreiros.


Também aprendemos, senhor governador, que a sua liderança é que nos brinda hoje com esta indiscutível vitória.


Portanto, mais uma vez,

Obrigado, governador