quinta-feira, 5 de março de 2009

Mosaico da Comunidade


Com a aprovação do Projeto de Lei nº 347/08 pela Assembleia Legislativa, na sessão desta quarta-feira (4 de março), com 30 votos favoráveis e apenas seis contrários, começa um novo tempo para a ecologia e o meio ambiente em Santa Catarina. É uma vitória do Movimento de Recategorização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Participaram mais de 650 integrantes do Movimento, que lotaram as galerias do Plenário e o saguão da Assembleia Legislativa durante a sessão que votou e aprovou o projeto.

Depois de 33 anos de espera, mais de 30 mil pessoas residentes junto ao Parque podem, agora, respirar aliviadas pela justiça que foi feita . Devolve-se a todos o direito de arrumar suas casas, dar terras ou imóveis para os filhos, como herança, ou simplesmente trocar uma telha ou uma tábua quebrada, pois nem isso até agora lhes era permitido fazer.

Foram a vontade e a atitude pioneira do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, ao mandar elaborar o projeto de lei, que proporcionaram este desfecho, contestado apenas por alguns poucos privilegiados.

Foram a persistência e a liderança de Renato Sehn, acompanhado de Sérgio Schütz, que deram o rumo para chegar a este resultado, apoiados pelo secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Onofre Agostini.

Foram as várias batalhas empreendidas pelos deputados estaduais, cujas lideranças mais acentuadas nesta questão – Marcos Vieira (PSDB), Joares Ponticelli (PP), Renato Hinnig (PMDB) e Edison Andrino (PMDB) – fizeram a diferença.

Foi a luta iniciada pelo ex-deputado Vanio dos Santos, criando em 2006 o Fórum Parlamentar do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, debatendo, conhecendo, avançando etapas, que proporcionou esta vitória.